sexta-feira, 14 de novembro de 2014

IV Fórum de Educação Integral em Presidente Prudente, instala o Comitê Regional de Educação Integral do Oeste Paulista







500 educadores; 45 municípios; 3 conferências e 4 apresentações culturais dos alunos. Estes são os números da 4ª edição do Fórum de Educação Integral de Presidente Prudente, realizado na manhã de hoje (5/11) no Centro Cultural Matarazzo, trazendo como tema: “Dialogando sobre a concepção e a prática da Educação Integral, ressignificando-a como Política Pública”.

 Vídeo de saudação da Professora Clarice Traversini - Diretora de Currículos e Educação Integral - DICEI/SEB/MEC

O evento reuniu gestores, diretores de escolas, oficineiros e educadores, oportunizando trocas de experiência na implantação, execução e resultados do trabalho com educação Integral e promover o fortalecimento da Educação Integral através do início da instituição do Comitê Regional de Educação Integral do Oeste Paulista.

Na mesa principal da cerimônia de abertura, além da secretária municipal de Educação, Ondina Gerbasi, estiveram presentes o chefe de gabinete Feiz Abbud, representando o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã”, o promotor de infância e juventude Luiz Antônio Miguel Ferrira, a articuladora do programa de educação integral Cidadescola, Isabel Cristina Arcanjo Riqueti, o representante da Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação Luiz Dalla Costa, o coordenador do Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo, Anderson George de Assis e representando os alunos do programa Cidadescola, Rafaella Stigliano de Oliveira.

A diretora do Cidadescola ressaltou que a educação integral tem feito realmente a diferença na vida das crianças. “É uma educação humanizadora, que realmente muda a atitude dos alunos perante seu ambiente. Aproveito a oportunidade para agradecer a secretária Ondina e o governo municipal por oportunizar a instituição do Comitê, que será feita hoje”.

A chefe da pasta, Ondina Barbosa Gerbasi explanou sobre a caminhada da educação integral no município nos últimos 4 anos, que culmina com a melhora do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em todas as escolas de educação integral. “Hoje temos mais de 4 mil alunos em 148 turmas em 29 oficinas e 45% dos alunos do ensino fundamental atendidos na educação integral. Caminhamos de mãos dadas, consideramos toda a cidade uma escola, construímos parcerias com empresários para que isso fosse possível. Tudo isso soma-se ao fato de estar junto com essa equipe maravilhosa do Cidadescola, assim estamos vencendo as muitas dificuldades que encontramos, mas nosso idealismo é maior e dessa forma caminhamos rumo ao sucesso vendo a felicidade estampada nos rostos de nossos alunos”, enfatizou.
O chefe de gabinete, Feiz Abbud afirmou que no último quadrimestre 30,9% do orçamento do município foi destinado para a educação, o que ocasionou até questionamento pelo Tribunal de Contas. “A nossa melhor resposta é que estamos alcançando excelência na área da educação. Esse programa é benéfico e entusiasta e o prefeito abraçou essa causa. A educação integral tira a criança da rua e do descaminho. Queremos um novo país com educação eficiente e Prudente mostra que já está alguns passos à frente”.
A primeira palestra abordou o tema ‘Desafios e perspectivas do Programa Mais Educação’, ministrada por Luiz Dalla Costa, representante da Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação.
A segunda conferência teve o tema ‘FUNDEB: O financiamento público e a universalização do direito à Educação Pública socialmente Referenciada’, abordando a consolidação de fundos públicos de financiamento como forma de garantia de execução de políticas públicas no setor educacional, com o Professor Dr. Eduardo Cezar da Silva.

O terceiro e último tema ‘Políticas Públicas na Educação Integral – aspectos legais e financeiros foi apresentado pela técnica do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) Edileusa Santana da Silva.

Precisamos de garra, do coletivo organizado através dos comitês estaduais para que haja o enraizamento da proposta de educação integral, na busca constante por decência e qualidade na educação”.
Em seguida, aconteceu uma reunião para fase final de implantação da coordenação do Comitê Regional de Educação Integral do Oeste Paulista. A eleição do colegiado será feita em data a ser divulgada posteriormente, somente entre os municípios que compreendem a região de Presidente Prudente.

Fonte: http://www.portalindependente.com

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.