sexta-feira, 23 de maio de 2014

Evento: II Escola de Comitês Territoriais de Educação Integral do Brasil



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Básica
Diretoria de Currículos e Educação Integral/DICEI
Coordenação Geral de Educação Integral/CGEI
Esplanada dos Ministérios Bl. L Anexo II sala 301
 (61) 2022-9187




REUNIÃO TÉCNICA: II ESCOLA DE COMITÊ DE EDUCAÇÃO INTEGRAL - NACIONAL
Tema: “A construção da politica de educação integral em tempo integral”

Datas: 26 e 27 de maio 2014
Local: FUNDAJ - Fundação Joaquim Nabuco - Sala Calouste Gulbenkian
Avenida Dezessete de Agosto, 2187 Casa Forte, Recife/PE





A Diretoria de Educação Integral e Currículos (DICEI) SEB/MEC, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), realizará a II Escola de Comitês de Educação Integral em Recife, Planejamento Estratégico para tratar da Adesão ao Programa Mais Educação - 2014, estratégias de formação e comunicação, em vista da construção da política de educação integral em tempo integral. 

A realização do evento em Recife torna-se providencial por facilitar o deslocamento dos nove estados da Região Nordeste, com forte densidade de escolas do Programa Mais Educação; e por contar com a infraestrutura da Fundação Joaquim Nabuco, entidade federal ligada ao MEC.
Justifica-se a realização do evento, também, porque, em maio de 2014, as escolas ainda não receberam a parcela complementar dos recursos e começam a parar suas atividades por falta de recursos, e essas condições demandam reuniões presenciais, por meio dos Comitês Territoriais de Educação Integral.
O público alvo do evento são os Coordenadores (as) do Programa Mais Educação, integrantes dos Comitês territoriais de Educação Integral, representantes das secretarias estaduais de educação e representantes das secretarias municipais (capitais).

Comitê Territorial de Educação Integral
O Comitê Territorial de Educação Integral é um esforço de gestão das redes de ensino, que reúne programas de educação integral fomentados pelo MEC que tem o objetivo de enraizar suas propostas e de ampliar a vivência de gestão compartilhada de políticas públicas educacionais e do regime de colaboração entre as Secretarias de Educação e parceiros.
Sua configuração pode variar conforme o numero de secretarias que desenvolvem os Programas em cada estado. Mas, de uma forma geral, além das representações das Secretarias de Educação participam desses Comitês representantes de outras secretarias municipais, estaduais e distritais de áreas de atuação com interface nos Programas (cultura, esporte, desenvolvimento social e outras) representantes de universidades e atores sociais e institucionais diversos que colaboram para a realização das ações. O próprio comitê deve definir seu funcionamento de acordo com as necessidades e condições locais.
Os comitês têm caráter consultivo para qualificação dos Programas, apresentam um trabalho com uma concepção dialógica e de estímulo a uma gestão participativa.
Uma Parceria entre o  MEC e a Fundação Joaquim Nabuco possibilitou a realização da I Escola Nacional de Comitês de Educação Integral, realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2013, em Recife (PE).
Foi um encontro formativo que reuniu 49 representações das coordenações do Programa Mais Educação e da ação Escola-Comunidade das Secretarias de Educação do RJ; MG; MT; RS; PI; BA; MA; PR; AM; RN; ES; PB; GO; SE; RR; AP; AL; SP.
Desse modo, retomar a ação indica o modo mais eficaz de tratar os problemas apontados, que conformam o pano de fundo da adesão 2014.
Um dos resultados das I Escola de Comitê foi a constituição de Grupo de Trabalho para elaborar um planejamento estratégico, no primeiro trimestre de 2014, coordenado pela Diretoria de Currículos e Educação Integral/MEC e integrado pelos Comitês Territoriais de Pernambuco,  Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Vale do São Francisco, da Bahia, do Espírito Santo e das Secretarias de Educação de Santa Catarina e Tocantins.
Para o evento em pauta, o Grupo será ampliado com a representação de pelo menos um representante por estado.

O Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação, instituído por meio da Portaria Interministerial n.º 17/2007 e regulamentado pelo Decreto n.º 8073/2010, é operacionalizado por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, do Fundo de Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE), com repasse anual de recursos na conta das Unidades Executoras (UEXs) representativas das escolas.  Desde sua implementação, em 2008 – até 2013, cada nova escola efetuou seu Plano de Atendimento para adesão e cada escola que já implementava o programa, renovou a adesão, pelos mesmos procedimentos, realizados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (SIMEC).
Em 2014 esses procedimentos passaram a ser efetuados no Sistema do PDDE Interativo. O processo de migração das escolas para o novo sistema encontra-se em fase de ajuste. Para a adesão é necessária a vinculação dos coordenadores do Programa Mais Educação ao Comitê Gestor do PDDE Interativo. Esse Comitê, por sua vez, ainda não foi criado em 651 municípios.  Situações como essa requer um maior esforço de mobilização, por parte do Programa Mais Educação.
Em 2013 a Resolução do PDDE n.º 34 definiu que o montante de recursos repassados às UEXs representativas de escolas que já participavam do Programa Mais Educação em ano (s) anterior (es), seria deduzido do saldo financeiro existente na conta bancária específica do Programa em 30 de abril de 2013, para despesas de custeio e capital, calculados de acordo com as atividades escolhidas e a quantidade de alunos indicados no Plano de Atendimento e voltados à cobertura total ou parcial de despesas previstas no Manual de Educação Integral.

A referida Resolução data de seis de setembro e sua publicação, desencadeou o repasse de recursos para o pagamento de do conjunto das escolas para seis meses letivos de 2013.
Em 2013 o Programa Mais Educação alcançou a marca de mais de 49.000 adesões, mas não foram repassados recursos para 9713 escolas, e existe ainda resíduo de escolas com adesão em 2012 que não receberam recursos. Essa situação complexifica a mobilização para nova adesão e requer processos de interação face a face com as lideranças constituídas ao longo do desenvolvimento do Programa Mais Educação.

PROGRAMAÇÃO
DIA 25/05/2014 (domingo)                          
Chegada dos participantes
PROGRAMAÇÃO
DIA 26/05/2014 (Segunda-feira)                           ATIVIDADE
Hora

08h00-9h00
ü  Credenciamento
09h00-9h30
ü  Apresentação Cultural
9h30- 10h00
ü  Mesa de Abertura da II Escola de Comitês de Educação Integral
Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC)

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco (SEDUC)
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PE)
Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa

10h00-11h00

ü  Conferência de Abertura: Balanço do Mais Educação e Perspectivas para a Adesão 2014 do Programa
ü  Debate
11h00-12h30
ü  PDDE Interativo – Apresentação do  Ambiente do PDDE.  Sistema e Diálogos entre Comitês (Educação Integral e Gestor do PDDE Interativo)
ü  Debate
12h30-14h00
MC900339528[1]               ALMOÇO
           
14h00-15h30
ü  Mesa: Agenda Intersetorial para Consolidação da Educação Integral como Política Pública
  • Profa. Dra. Clarice Traversini - Diretora de Currículos e Educação Integral/SEB/MEC
  • Daniel Ximenes - Diretor das Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS);
  • Andrea Nascimento Ewerton - Esporte na Escola – Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetorias de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social/Ministério do Esporte (ME);
  • Juana Nunes - Programa Mais Cultura nas Escolas – Diretora de Educação e Comunicação / Ministério da Cultura (MinC)
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Leandro
  • Censo Escolar/ INEP

ü  Debate
15h30-18h00
ü  Comitês Territoriais de Educação Integral no Brasil: Ações estratégicas para fortalecimento da Educação Integral. Adesão 2014.
  • Apresentação de experiências
  • Início dos debates para Grupos de Trabalho
18h00 – 18h15
ü  INTERVALO - LANCHE
18h15-19h30
ü  Formação: Capital Social
-Formação de lideranças articuladoras e multiplicadoras nos polos: Construção Coletiva de espaço de participação: capacidade dialógica, propositiva deliberativa do Comitê;
-Comitê de Educação Integral como Tecnologia Social;
-Identidade: Gestão Participativa;
-Intersetorialidade e o Comitê;

ü  - Convidada: Profa Ana Fontes  – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)Mesa: Plenária e Encaminhamentos

ü  Debate
DIA 27/05/2014 (Terça-feira)
Hora
Atividade
9h00-10h30
ü  Formação: Dinâmica de Planejamento Estratégico/Gestão
  • Daniel Ximenes - Diretor das Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS);
ü  Debate


10h30-11h00
ü   GTs: Construção de Agenda de Trabalho: estratégias para qualificação da comunicação no âmbito do Programa Mais Educação-

12h00–13h30
MC900339528[1]                 ALMOÇO
                
13h30–16h00


ü  GTs: Planejamento Estratégico

16h00-17h00
ü  Plenária e Encaminhamento
17h00-17h30
ü  ENCERRAMENTO
Apresentação Cultural e lanche

 
Texto disponível em: www.fundaj.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.