RELATÓRIO DA ESCOLA NACIONAL DE
COMITES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
GRUPO DE TRABALHO
Datas: 17 e 18 de julho de 2014
Local: Fundação Joaquim Nabuco – Casa Forte – Recife
Tema:
Fortalecendo a Construção
da Política Pública em Educação Integral
Encontro para a oficialização da Escola
Nacional de Comitê Territorial da Educação Integral, com coordenadores do
Programa Mais Educação que organizam Comitês Territoriais de Educação Integral
de todas as regiões do país. Foi realizado Pela DICEI/SEB/MEC e a Fundação
Joaquim Nabuco - FUNDAJ, em Recife, nos dias 17 e 18 de julho de 2014. Ficou celebrado,
como produto desse encontro, uma parceria entre o MEC, a FUNDAJ e o FNDE, para
formação continuada para gestores responsáveis pelos programas indutores da
Educação Integral, viabilizada pelos Comitês. (Texto da Professora Luzia Abich – Mato
Grosso)
Representantes
a Nível Nacional:
Prof. Fernando Freire - Presidente da FUNDAJ, Prof. Joanildo Burity - Profa. Ana Fontes – UFPE, Profa. Gesuina
Leclerc – DICEI/SEB/MEC, Profa. Glauce Gouveia e Profa. Luciana Brito – Pernambuco, Prof. Durval
Machado – Bahia, Profa. Claudia Cristina Pinto Santos - Bahia, Prof. Anderson Clay Rodrigues
– Amazonas, Profa. Christiane Moraes – Rio de Janeiro, Prof. Anderson George de Assis – São
Paulo, Profa. Naia La Bella – Rio Grande do Sul, Profa. Luzia Abich – Mato Grosso, Profa. Nazineide Brito – Universidade Federal
do Rio Grande do Norte e Profa. Aurélia Gomes – Universidade Federal da
Fronteira Sul, Santa Catarina.
Com o tema Fortalecendo a Construção de Política Pública em Educação Integral, a programação foi a seguinte:
- Reconhecimento dos Comitês Territoriais de Educação Integral como espaços de aperfeiçoamento da execução do Programa que abrange coordenadores do Programa Mais Educação das redes estadual e municipal de cada unidade federativa;
- A importância das parcerias com universidades e representações da sociedade, almejando relações horizontais, democráticas e participativas, de acordo com identidade e a diversidade dos territórios urbanos, do campo, quilombolas e indígenas;
- Existência de vinte e três comitês, em doze Estados brasileiros.
O propósito desta reunião foi definir os
passos para institucionalizar o apoio da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ e
desencadear uma agenda de formação em âmbito nacional, haja vista a abrangência
que o Programa Mais Educação alcançou como estratégia indutora de política
pública em Educação Integral desde 2007. Em 2014 60.000 escolas públicas
desenvolverão essa estratégia.
Da esquerda para direita: Ana Pontes, Anderson George de Assis, Claudia Santos, Naia La Bella, Christiane Moraes, Aurélia Gomes, Nazineide Brito, Anderson Clay Rodrigues, Durval Machado e Luzia Abich.
Dois
passos
foram definidos, com duas tarefas básicas realizadas pelos participantes da
reunião.
1º
Passo:
Institucionalizar a relação estabelecida
entre a DICEI, a FUNDAJ e o Fundo Nacional da Educação (FNDE), por meio da
explicitação dos seus termos, para responder às demandas de formação como,
utilização dos recursos públicos, construção do currículo de tempo integral,
cronograma de repasse dos recursos, alimentação escolar. As demandas levantadas
referem-se tanto à operacionalidade técnica imediata quanto à operacionalidade
técnica e conceitual mais complexa. A cada ano, novas escolas e novas redes têm
que realizar a adesão ao Programa Mais Educação – pela Plataforma PDDE
Interativo - para poder implementá-lo e aquelas escolas e redes que já o
implementam, precisam renovar sua adesão. A mudança de plataformas em 2014,
SIMEC para PDDE INTERATIVO foi realizada por meio de processos informatizados e
implicam em processos formativos e de comunicação com as Secretarias de
Educação.
As escolas de Tempo Integral precisam de
planejamento dessas atividades e este, fica comprometido se não se tem
calendário de repasse dos recursos diretamente às escolas (Programa Dinheiro
Direto na Escola), o que também compromete tanto a renovação da adesão quanto à
adesão de novas escolas. Como lidar com a execução de recursos ano a ano,
assegurando sua boa gestão, a aprovação das contas e o entendimento de como os
órgãos de controle também podem contribuir para a boa aplicação dos recursos,
antes de temer a punição desses órgãos, antes de incorrer em erros de
aplicação, suspeitas ou mesmo, malversação dos recursos públicos?
São demandas que vão se complexificando, no
horizonte da necessidade de conversão do Programa Mais Educação em Política
Pública. Esse aspecto ganha importância com o novo marco legal representado na
aprovação da Lei nº 13.005, publicada no Diário Oficial dia 26 de junho de
2014, que trata do Plano Nacional de Educação. A meta 06 explicita a prioridade
de oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento)
das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por
cento) dos (as) alunos (as) da educação básica. O Programa Mais Educação foi
enunciado na Lei como a estratégia para promover, com o apoio da União, a
oferta de educação básica pública em tempo integral, por meio de atividades de
acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, inclusive culturais e
esportivas, de forma que o tempo de permanência dos (as) alunos (as) na escola,
ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou superior a 7 (sete) horas
diárias durante todo o ano letivo, com a ampliação progressiva da jornada de
professores em uma única escola. (Texto construído pelos participantes do Grupo de Trabalho 1)
2º
Passo
Aperfeiçoar o programa do Curso de Formação:
Dinheiro Direto na Escola, proposto pela Assessoria de Educação Corporativa –
Formação pela Escola do FNDE, em parceria com a DICEI/SEB/MEC, e a FUNDAJ na concepção,
na mobilização e no desenvolvimento.
Este curso ficou estruturado da seguinte
forma:
PROPOSTA
DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO
INTEGRAL – Em processo de finalização na DICEI/SEB/MEC
– FNDE – FUNDAJ.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais da educação, técnicos e
gestores das redes públicas, distrital, estadual e municipal, e que integram o
Programa Mais Educação.
OBJETIVO
GERAL
Contribuir para o aperfeiçoamento dos
profissionais da educação, técnicos e gestores das redes públicas, distrital,
estadual e municipal que integram o Programa Mais Educação na perspectiva da
educação integral em tempo integral.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Contribuir
no desenvolvimento de uma concepção de educação integral que abrangendo a ampliação
de tempos, incorpore novas compreensões acerca dos territórios, atores e
oportunidades educacionais;
·
Conhecer
e associar as políticas de descentralização de recursos e da prestação de
contas no âmbito do PDDE/Educação Integral,
·
Estimular
a participação cidadã e o controle social sobre o uso dos recursos públicos.
PRODUTO ESPERADO
- Produção e Publicação dos relatos de experiências do Programa Mais Educação.
METODOLOGIA
O Curso – seus conteúdos, metodologia e avaliação –
será desenvolvido à distância, por meio do ambiente colaborativo (Plataforma Virtual),
e terá 02 (dois) encontros presenciais. O curso será desenvolvido no
formato modular.
As atividades presenciais, em número de duas,
ocorrerão nas cidades Polos organizadas em parceria com o MEC, FUNDAJ e os
Comitês de Educação Integral, momento no qual os participantes se reunirão com
os coordenadores do curso (MEC-FNDE-FUNDAJ-COMITÊS), com objetivos de
apresentação do curso, debate sobre a educação integral no Brasil, a Gestão dos Recursos Públicos e no encerramento. Será realizada avaliação processual, continua e
final do curso, na plataforma virtual. A metodologia buscará o diálogo
constante entre a realidade onde os cursistas vivem e as reflexões e
aprofundamento sobre a educação integral. Os trabalhos e produtos elaborados pelos cursistas, serão
socializados.
CARACTERIZAÇÃO
DO CURSO
Carga horária
O
curso tem 40 horas com carga horária total, distribuída da seguinte forma:
·
Encontros
pedagógicos obrigatórios presenciais: 12 horas
·
Módulos
EAD: 20 horas
·
Evento
de Socialização como espaço de
disseminação das pesquisas e avaliação do processo formativo: 8 horas
PREVISÃO DE REALIZAÇÃO
Início:
Agosto de 2014
Término: Setembro de 2014
CONTEÚDOS PROPOSTOS PARA O CURSO
CONTEÚDO ABORDADO
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EMENTA
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PDDE/Programa
Mais Educação
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PDDE: objetivos, ações e tipos de recursos
recebidos;
PDDE Interativo/Mais Educação: operacionalização
do sistema; recursos e ações vinculadas, elementos de referência para o
cálculo de recursos.
Execução de
Recursos (Resoluções) e prestação de contas.
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Fundamentos
e Políticas Públicas numa perspectiva de Educação Integral
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Aspectos
Históricos da educação integral e em tempo integral.
Concepções
de educação integral na abordagem liberal e crítica.
Aspectos
Sociopolíticos da educação integral da proteção integral da criança a uma
pol[ítica de educação integral da rede.
Marcos
Legais para a educação integral no contexto nacional e o Programa Mais
Educação.
|
Gestão das
ações Integradas do Programa Mais Educação
|
Programa Escola Comunidade: objetivos, ações,
recursos e ações vinculadas, elementos de referência para o cálculo de
recursos. Execução do recurso e prestação de contas e ações
Jovem de 15 a 17 anos do Ensino fundamental:
objetivos, ações, recursos e ações vinculadas, elementos de referência para o
cálculo de recursos. Execução do recurso e prestação de contas e ações
Escolas Interculturais de Fronteiras: objetivos,
recursos e ações vinculadas, elementos de referência para o cálculo de
recursos. Execução do recurso e prestação de contas e ações
|
Recursos do Programa Mais Educação para a Educação
Integral.
|
O Programa Mais Educação/Educação Integral em
tempo integral.
Recursos financeiros e materiais destinados ao
Programa Mais Educação/Educação Integral
A execução e prestação de contas dos recursos do
Programa Mais Educação/Educação Integral
|
Formação
dos agentes sociais para a execução financeira dos recursos do Programa Mais
Educação.
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Controle Social dos
recursos financeiros públicos.
Base legal para o
planejamento, monitoramento e prestação de contas de recursos financeiros
públicos.
A educação fiscal e
o Programa Mais Educação
|
Gestão
Democrática para a escola de tempo integral.
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Princípios e
estratégias de gestão participativa e colegiada.
A estrutura de
comitês territoriais para a formação e gestão do Programa Mais Educação.
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Currículo
Escolar Integral e articulação com o PPP
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Concepção curricular
de Educação Integral: novos tempos e espaços para formação integral.
Os macrocampos e
suas atividades curriculares.
Os projetos de
aprendizagem como metodologia de trabalho na educação integral.
A integração do
currículo: rompendo cultura do turno e contra turno para a organização do
PPP.
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Devido ao início da liberação do repasse (1ª parcela) de recursos financeiros do
FNDE através do Programa Dinheiro Direto na Escola para continuidade da
execução do Programa Mais Educação em 2014, a FUNDAJ irá constituir e
desenvolver os módulos do curso, presencial e à distância, referente ao Programa
Mais Educação dentro da agenda formativa do FNDE e, o objetivo dessa formação é
aprofundar o entendimento sobre a gestão financeira de diferentes ações da
educação integral em tempo integral — acompanhamento pedagógico, Jovens de 15 a
17 anos, relação escola-comunidade — ao longo dos próximos dez meses. Estamos
iniciando um importante diálogo, na forma de curso, que será em módulos e que
acontecerá no período de agosto a setembro de 2014. Cada módulo terá itens que
se complementam.
Professor Fernando Freire - Presidente da Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ
Para
nós, do Comitê Territorial de Educação
Integral do Estado de São Paulo, que somos um colegiado forte, articulado,
contamos com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, do Comitê
Metropolitano de Educação Integral da RMC – Campinas e temos por missão, a
promoção, a discussão, o debate e o aprofundamento das questões relacionadas à
Educação Integral, temos um imenso prazer de consolidar esta parceria com a Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, através
de seu presidente, o Professor Fernando Freire, que nos dá a oportunidade de
construir uma agenda formativa para os Profissionais da Educação e reescrever
outra história, no sentido permanente de estar aberto a aprender e a ensinar.
Que ao fazê-lo, possamos transformar este diálogo numa convivência curiosa, prazerosa
e aprendente, na direção de uma educação possível, de outro mundo
possível.
Exemplo concreto de Integração e Ação Conjunta entre Comitês - Reunião Técnica Conjunta - Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC e Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo. Câmara Municipal de Campinas, Av. da Saudade 1004, Bairro Ponte Preta, das 8h30 às 13h30, dia 6 de maio de 2014
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Yk0bAvEmKXs