sábado, 20 de setembro de 2014

Reunião Técnica do Comitê Territorial de Educação do Estado de São Paulo - Tupi Paulista (Oeste Paulista)


Foto de Ailtom Ribeiro
 

Impossível iniciar uma reflexão sobre a crescente valorização da ideia de uma educação em tempo integral sem mencionar a necessária diferenciação entre esta noção e a de uma educação integral. Trata-se de falar em uma formação integral do indivíduo, neste último caso (EDUCAÇÃO INTEGRAL), e de ocupação ampliada do tempo na escola (NOÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL), no primeiro.

Não que uma coisa não possa estar relacionada à outra, mas uma discussão séria sobre o tema exige enfrentar algumas questões, tais como:

“Ampliar o tempo de permanência das crianças na escola visa sua formação integral ou o preenchimento do tempo com mais atividades, de cunho escolar ou não, a fim de mantê-las ocupadas e distantes das ruas?”.

A grande questão, portanto, é, o que se pretende com isso? E quais as implicações dessa discussão para o currículo escolar?
O Programa Mais Educação, do MEC, por exemplo, trabalha neste sentido desde 2008, promovendo a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, de modo que a tarefa de educar seja dividida entre a escola, os pais, os monitores e a comunidade.

É neste cenário de questionamentos que propusemos esta reunião técnica do Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo – no município de Tupi Paulista - Região Oeste.

Assim, e juntos, fizemos algumas considerações sobre porque ampliar o tempo de permanência dos alunos nas escolas públicas, bem como de algumas experiências em torno da concepção e do desenvolvimento de uma educação integral numa perspectiva cultural.

Como fazer para implantar um programa como esse em um país em que a maioria das escolas oferece apenas 3 a 4 horas de aula por dia para atender à imensa demanda de alunos que precisam estudar?

Por fim, finalizo com uma frase, que da forma aos nossos encontros:

“Educação integral, significando uma educação escolar ampliada em suas tarefas sociais e culturais com o objetivo de reconstrução das bases sociais para o desenvolvimento democrático, o qual só poderia se dar a partir de indivíduos intencionalmente formados para a cooperação e a participação.”
(Ana Maria Cavaliere).



PROGRAMAÇÃO

DIA 12/09/2014 (SEXTA-FEIRA)
HORA ATIVIDADE

08h00-8h30 Credenciamento/Coffee-Break
8h30-9h00 Mesa de Abertura oficial
9h00-9h15 Apresentação do Coral do Programa Mais Educação da Secretaria Municipal de Educação de Tupi Paulista.
9h15-10h15
10h15 – 10h30 Conferência de Abertura – Educação Integra: estrutura ou acontecimento? - Prof. Dr. Romualdo Dias (UNESP de Rio Claro)

10h30 – 11h00 Orientações sobre o cadastro de alunos e turmas – GDAE/PRODESP.
• Mais Educação 2014;
• Cadastro de alunos;
• Cadastro de Monitores;
• 07 horas diárias e 35 horas semanais.
11h Apresentação Cultural do Programa Mais Educação da Secretaria Municipal de Educação de Monte Castelo.
11h15 Intervalo - Brunch
11h15 – 12h00 Informações e orientações sobre a prestação de contas do Programa Mais Educação.
• O que é correto fazer quando se faz adesão a um programa do Governo Federal;
• Proibições e Permissões com os recursos do Programa Mais Educação;
• Documentos que compõem a prestação de contas do PDDE e ações integradas.
• Mais Cultura nas Escolas.
12h00-14h00 Orientações sobre a execução do Programa Mais Educação e sua diversidade.
• Plataforma PDDE Interativo;
• Adesão 2014 ao Programa Mais Educação através da Plataforma PDDE Interativo;
• SIMEC e PDDE Interativo, qual plataforma/sistema seguir?
• Mais Cultura nas Escolas;
• Compreendendo o Programa Mais Educação a partir dos seguintes documentos: Resolução FNDE nº 14 de 2014 - Manual Operacional de Educação Integral 2014;
• Quantidade de aluno por turma (máximo e mínimo) no Programa Mais Educação;
• Carga horária das atividades/oficinas do Programa Mais Educação;
• Estratégias para as escolas que possuem pouco espaço no interior da escola;
• Entendendo os recursos do Programa Mais Educação;
• Programa Mais Educação e Escolas que já possuem programa de Tempo Integral, o que fazer?;

14h Encerramento

Agradecimentos

Professora Clarice Traversini que desde a sua chegada ao MEC, nos dá todo o apoio para o desenvolvimento das ações deste colegiado e por ter feito uma interferência ao vivo em nossa reunião, dando boas vindas a todos os colegas e companheiros presentes;

Professor Leandro Fialho, pela atenção com que sempre trata as questões relacionadas ao programa e por ter gravado um vídeo de boas vindas e prestado alguns esclarecimentos sobre as adesões 2014;

Prefeito Osvaldo Benetti pela linda e calorosa recepção a este colegiado;

Professora Vera Braga, Secretaria Municipal de Educação, pelo acolhimento e por disponibilizar membros da sua equipe para nos auxiliar; Somos todos muito gratos.

Professor Dr. Romualdo Dias, que representa a parceria a UNESP/RIO CLARO com o Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo;

Professor Luiz Carlos Cappellano, que coordena o Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC – Campinas, pela parceria, articulação e apoio;

Professoras Maria de Cassia Omito e Isabel Riquetti, do município de Presidente Prudente que em novembro instituirão o Comitê Regional de Educação Integral;

Professora Katia Deps Miguel, que é coordenadora estadual do Programa Mais Educação, pela parceria;

Município de Panorama, pelo lindo passeio às margens do Rio Paraná, que divide os estados de São Paulo e Mato Grosso;

Prefeito Waldemar Siqueira Ferreira, Município de Paulicéia, que contribuiu para nosso lindo passeio pelo Rio Paraná.

E agradecer aos Colegas e Companheiros que participaram deste encontro:

Alvares Machado, Andradina, Araçatuba, Birigui, Campinas, Castilho, Dracena, Duartina, Diadema, Guaimbê, Ibirarema, Iepê, Ilha Solteira, Ipuã, Junqueirópolis, Lençois Paulista, Martinópolis, Meridiano, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Nova Luzitânia, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Ouro Verde, Pacaembu, Panorama, Parapuã, Paulicéia, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Quintana, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão Preto, Santa Clara D’oeste, S. J. Pau D’alho, S.J. dos Campos, Taciba, Tarumã, Teodoro Sampaio, Tupi Paulista, Votuporanga.


 Foto de Ailtom Ribeiro

1 comentários:

  1. O encontro foi excelente, bem organizado, acolhedor e esclarecedor. Parabéns a todos!!!!
    Mônica G M Camargo
    Coordenadora de Ensino/Mais Educação
    São José dos Campos

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