Apresentação do Projeto Bate Lata
Situado na região Norte do
estado de São Paulo, o município de Bebedouro sediou no dia 16 de outubro de
2014 na UNIFAFIBE, o I Encontro Estadual sobre Educação Integral e Escola Pública
de Tempo Integral, e teve como eixos centrais de suas atividades: o Espaço, o
Currículo, o Processo Educativo e os Aspectos Legais. O encontro buscou
promover o debate e a ampliação de conhecimentos a respeito da organização do
ensino e da aprendizagem na Escola de Educação Integral em Tempo Integral.
Mesa de abertura do I Encontro Estadual sobre Educação Integral e Escola Pública de Tempo Integral
Em sua fala disse que o Ministério da
Educação (MEC) abrirá as discussões para a criação da Base Nacional Comum, para
determinar os conteúdos das disciplinas obrigatórias e em que série estas
disciplinas e seus conteúdos serão inseridos. Estas discussões acontecerão por
meio de fóruns de educação e das Undime’s. Este é o momento para todos
os atores envolvidos com a educação se colocarem como protagonistas nas
discussões da escola que queremos. É a oportunidade de influenciarmos a
política educacional, em particular uma política curricular para a Educação
Integral.
O segundo palestrante foi o
Professor Eduardo Cezar da Silva com o tema: FUNDEB: O financiamento público e a universalização do direito a
Educação Pública socialmente referenciada. A Consolidação de fundos
públicos de financiamento como forma de garantia de execução de políticas
públicas no setor educacional. Constituição desses fundos, alternativas para os
municípios, cooperação entre os setores administrativos e pedagógicos como
forma de articulação entre os sistemas como prevê o texto aprovado em junho
ultimo para o PNE.
Destacou que, para esses
recursos terem um efeito positivo na melhoria do ensino é preciso conhecer de
onde ele vem e planejar o uso a partir das previsões feitas anualmente. A
principal mudança em relação ao antigo Fundo de Desenvolvimento do Ensino
Fundamental (Fundef) é que ele cobre todas as matrículas da Educação Básica -
desde a creche até o ensino médio. O Fundeb não é uma conta única, mas 27
fundos - um para cada estado e o Distrito Federal. É composto por nove impostos
e transferências. Cada ente federado é obrigado a depositar 20% dessa
arrecadação em uma conta específica para o fundo. A União complementa quando
esse repasse não atinge o valor mínimo estabelecido para cada aluno ao ano. O Professor Eduardo
enfatizou que é indispensável um estudo e conhecimento sobre o FUNDEB pois, a
Educação Integral que sonhamos depende da base de sustentação financeira. Não
adianta apenas criar a legislação e os números, temos de educar os gestores
para ter melhor controle e boa utilização desse dinheiro.
No segundo momento ouvimos a
palestra do Professor Romualdo Dias com o tema: A importância dos comitês de educação na construção de
uma política pública de Educação Integral. Devido a ação coletiva de parceria entre
os municípios do Estado de São Paulo para promover discussões e trocar
experiências sobre o Programa Mais Educação, houve a necessidade da criação de um comitê, e
a partir dos seus encontros este converteu-se em um espaço político fundamental
para o fortalecimento das demandas de todos os atores envolvidos com a educação
integral no intuito de contornar as dificuldades de percurso e para ampliar o alcance
de suas ações e desenvolver estratégias de lutas mais eficazes. Este colegiado
é um espaço político que possibilita novos caminhos para a construção de uma
política de Educação Integral.
Em seguida,
Nos
relatos, ouvimos e nos encantamos com as experiências dos seguintes municípios:
Professora Sonia Maria de Oliveira Paro – Bebedouro, Professor Alcides Ribeiro Junior – Carapicuíba, Professoras: Joicely
Janaína Alvares, Renata Saggioro Silva e Simone Bafa Claveto – Diadema, Professora Leila Nogueira
Ghisloti – Mogi Guaçu, Professora
Eliana Mardegan – Santo André, Professora
Juliana Mendes de Oliveira – São Carlos,
Professora Renata Daniele Vechini Dal Bom – São José do Rio Pardo e Professora Samanta Carmello Dias Bomfim – São José do Rio Preto.
O objetivo principal foi
alcançado ao fortalecer as ações indutoras de uma política de Educação Integral
e dar visibilidade as ações desenvolvidas no Estado de São Paulo através do Município
de Bebedouro.
Agradecimentos especiais:
Ao Ilmo Sr. Fernando Galvão –
Prefeito Municipal de Bebedouro, pelo apoio e por acreditar nessa Educação
Pública, Integral, de Qualidade e Democrática.
A Ilma Sra. Clarice
Traversini – Diretora de Currículos e Educação Integral na DICEI/SEB/MEC, por
sua presença e entender qual a verdadeira necessidade dos municípios do Estado
de São Paulo.
A Ilma Sra. Ana Silvia
Miguel – Secretária Municipal de Educação, por acompanhar e lutar de perto pela
melhoria da qualidade de ensino.
Ilma Sra. Valeria Cristina
Mariano dos Santos -
O Comitê Territorial de
Educação Integral do Estado de São Paulo possui uma articulação entre 375 municípios. É formado pela parceria
das Secretarias Estadual e Municipal de
Educação, pelo Comitê Metropolitano
de Educação Integral de Campinas - RMC e Instituições Públicas das esferas
Federal, Estadual e Municipal. A constituição dele é legítima e está destinada
a propor, mobilizar, consultar, assessorar e acompanhar as ações e questões
inerentes à Educação Integral.
“Bebedouro!
Bebedouro!
Foco de luz! Hino de fé! Sonho de amor!
Grande e incansável oficina de trabalho,
Que produz nosso tesouro”
Foco de luz! Hino de fé! Sonho de amor!
Grande e incansável oficina de trabalho,
Que produz nosso tesouro”
Música:
Prof. Paulo Rezende Torres de Albuquerque
Letra: Oswaldo Schiavon
Letra: Oswaldo Schiavon
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