Os
professores e coordenadores da rede municipal de ensino participaram do
encontro da Educação Integral, do projeto Mais Educação, que serviu
para os educadores compartilharem experiências, práticas e pensar em
perspectivas para o próximo ano. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 12
de junho, durante todo o dia, no anfiteatro da Biblioteca Municipal.
A
secretária de educação, Adriana Ijano Motta, reiterou quanto à
importância das escolas olharem para seu espaço de trabalho e utilizarem
todo o material pedagógico disponível nas atividades educacionais. “É
importante que as escolas potencializem todo o material disponível.
Ensino integral tem também esse desafio de utilizar todo o material que
recebemos do Ministério da Educação. As crianças têm direito ao acesso
desses materiais”, frisou.
O
plano de governo municipal prevê ações intersetoriais, ou seja,
trabalhar de forma conjunta entre as Pastas. O projeto Mais Educação, da
escola em Tempo Integral, conta com o apoio das secretarias de
Educação, Cultura, além do Ceprosom (Centro de Promoção Social
Municipal), para o seu pleno desenvolvimento.
Para
a secretária de Cultura, Gláucia Bilatto, é importante que a Pasta
consiga atender o público-alvo que é a Secretaria de Educação. “Os
diretores, os professores e as crianças, são o nosso público-alvo. O
objetivo é proporcionar os nossos espaços para a educação utilizar, além
de todos os projetos que a cultura desenvolve e os professores que
disponibilizamos para trabalhar nas escolas”, informou.
O
secretário de Esporte e Lazer, José Luiz Rodrigues, falou sobre a
motivação em contribuir com o projeto de educação integral. “O que
motivou essa parceria é saber da importância da atividade física nessa
faixa etária escolar. É muito importante trabalhar com o desenvolvimento
motor das crianças, principalmente porque temos grandes concorrentes,
como o caso da tecnologia, em que muitas vezes as crianças ficam a
maioria do tempo na internet”, ressaltou.
“Vários
paradigmas que nós tínhamos com as famílias, estão sendo trocados.
Quando nós fazemos assistência com olhar na educação é muito
enriquecedor. A partir do momento que esta parceria está dando certo,
quem ganhará com isso são as crianças. Nós acreditamos muito nesse
projeto”, destacou, a assistente social, Paula Bocaiuva Forster, do
Ceprosom.
Este
ano, o projeto Mais Educação, do período integral, contempla 26 escolas
municipais, entre Emeiefs e Ceiefs. E mais de 50% das escolas de ensino
fundamental já fazem parte do projeto.
“Nossa
preocupação em primeiro lugar é com o aprendizado do aluno. Nosso
objetivo é que a criança aprenda, por meio da dança, do canto, enfim, o
nosso papel é ser educação”, salientou, Isabel Cristina Rossi, diretora
pedagógica da Secretaria de Educação.
O
chefe do departamento de formação da Secretaria de Educação, Ricardo
Pereira, pontuou quanto ao objetivo de cada unidade escolar em relação
ao projeto. “É preciso que as escolas entendam o que desejam com esse
projeto. As ações devem ser subordinadas ao objetivo da escola e
principalmente entender a educação que está sendo colocada em prática”,
destacou.
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