segunda-feira, 15 de junho de 2015

Educadores de Limeira compartilham experiências em encontro sobre Educação Integral

Os professores e coordenadores da rede municipal de ensino participaram do encontro da Educação Integral, do projeto Mais Educação, que serviu para os educadores compartilharem experiências, práticas e pensar em perspectivas para o próximo ano. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 12 de junho, durante todo o dia, no anfiteatro da Biblioteca Municipal.


A secretária de educação, Adriana Ijano Motta, reiterou quanto à importância das escolas olharem para seu espaço de trabalho e utilizarem todo o material pedagógico disponível nas atividades educacionais. “É importante que as escolas potencializem todo o material disponível. Ensino integral tem também esse desafio de utilizar todo o material que recebemos do Ministério da Educação. As crianças têm direito ao acesso desses materiais”, frisou.


O plano de governo municipal prevê ações intersetoriais, ou seja, trabalhar de forma conjunta entre as Pastas. O projeto Mais Educação, da escola em Tempo Integral, conta com o apoio das secretarias de Educação, Cultura, além do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), para o seu pleno desenvolvimento.

Para a secretária de Cultura, Gláucia Bilatto, é importante que a Pasta consiga atender o público-alvo que é a Secretaria de Educação. “Os diretores, os professores e as crianças, são o nosso público-alvo. O objetivo é proporcionar os nossos espaços para a educação utilizar, além de todos os projetos que a cultura desenvolve e os professores que disponibilizamos para trabalhar nas escolas”, informou.

O secretário de Esporte e Lazer, José Luiz Rodrigues, falou sobre a motivação em contribuir com o projeto de educação integral. “O que motivou essa parceria é saber da importância da atividade física nessa faixa etária escolar. É muito importante trabalhar com o desenvolvimento motor das crianças, principalmente porque temos grandes concorrentes, como o caso da tecnologia, em que muitas vezes as crianças ficam a maioria do tempo na internet”, ressaltou.

 
“Vários paradigmas que nós tínhamos com as famílias, estão sendo trocados. Quando nós fazemos assistência com olhar na educação é muito enriquecedor. A partir do momento que esta parceria está dando certo, quem ganhará com isso são as crianças. Nós acreditamos muito nesse projeto”, destacou, a assistente social, Paula Bocaiuva Forster, do Ceprosom.


Este ano, o projeto Mais Educação, do período integral, contempla 26 escolas municipais, entre Emeiefs e Ceiefs. E mais de 50% das escolas de ensino fundamental já fazem parte do projeto.

 
“Nossa preocupação em primeiro lugar é com o aprendizado do aluno. Nosso objetivo é que a criança aprenda, por meio da dança, do canto, enfim, o nosso papel é ser educação”, salientou, Isabel Cristina Rossi, diretora pedagógica da Secretaria de Educação.

 
O chefe do departamento de formação da Secretaria de Educação, Ricardo Pereira, pontuou quanto ao objetivo de cada unidade escolar em relação ao projeto. “É preciso que as escolas entendam o que desejam com esse projeto. As ações devem ser subordinadas ao objetivo da escola e principalmente entender a educação que está sendo colocada em prática”, destacou.

  
Fotografias. Créditos: Wagner Morente

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