Aos Coordenadores dos Comitês de Educação Integral
Os Comitês
de Educação Integral de todo o país, devem ficar atentos à assinatura da Nota
Técnica nº 387/2015 – DICEI/SEB/MEC.
A nota técnica refere-se ao apoio aos Comitês Territoriais de Educação Integral de todo o país e o Ministério da Educação através da Diretoria de Currículos e Educação Integral reconhece “a importância dos Comitês como espaço democrático para discussão de políticas locais educacionais, assumindo desafios na construção de uma nova realidade que envolva corresponsabilidade e interação com o processo educacional nos territórios”, (página1).
A nota técnica refere-se ao apoio aos Comitês Territoriais de Educação Integral de todo o país e o Ministério da Educação através da Diretoria de Currículos e Educação Integral reconhece “a importância dos Comitês como espaço democrático para discussão de políticas locais educacionais, assumindo desafios na construção de uma nova realidade que envolva corresponsabilidade e interação com o processo educacional nos territórios”, (página1).
De acordo com a nota, os Comitês de Educação Integral são
reconhecidos, “como espaço democrático para discussão de políticas
locais educacionais, assumindo desafios na construção de uma nova realidade que
envolva corresponsabilidade e interação com o processo educacional, referentes
as etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino
Médio”, (página 1).
Entre os
principais pontos de atenção para os Comitês de Educação Integral, ela destaca
as nossas atribuições como:
- contribuir para o
estabelecimento de redes de Educação Integral nos estados;
- promover articulação
intersetorial das políticas públicas e ações voltadas para a Educação Integral
em todas as esferas de governo;
- mapear oportunidades educativas
do território – atores sociais, equipamentos públicos e políticas sociais;
- desenvolver processos formativos a partir
das demandas e realidades locais;
- propor aos órgãos e setores
envolvidos, mecanismos para o aperfeiçoamento da contribuição de suas ações à Educação
Integral, no âmbito territorial;
- estimular o planejamento integrado de estratégias de
desenvolvimento da Educação Integral no território;
- garantir a
participação social efetiva na implementação da Educação Integral;
- compartilhar informações dos programas e serviços federais,
distrital, estaduais e municipais voltados às crianças, jovens e adolescentes;
- acompanhar a execução da política de Educação Integral e de
suas ações com os diversos setores envolvidos;
- sistematizar e
compartilhar procedimentos e boas práticas de educação integral;
- compartilhar, por meio de plataforma digital informações,
conteúdos e boas práticas entre os Comitês de Educação Integral;
- contribuir no processo de elaboração
dos Planos Estadual e Municipal de Educação no que tange a Educação Integral;
- avaliar a
implementação da Educação Integral a partir das especificidades estaduais e
municipais e dos instrumentos de planejamento da ação pública para a infância e
adolescência.
Nota Técnica nº 387/2015 - DICEI/SEB/MEC - Apoio aos Comitês - Ação Intersetorial
O Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo, encaminhou no dia 04 de maio de 2015, o Ofício Comitê Territorial/SP nº 002/2015 à Diretoria de Currículos e Educação Integral - DICEI/SEB/MEC, solicitando apoio institucional ao Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo. O ofício pode ser conferido CLICANDO AQUI.
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