quinta-feira, 3 de março de 2016

Vinhedo é a nova sede do Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC

O Comitê Metropolitano de Educação Integral da Região Metropolitana de Campinas (RMC) está sob nova direção desde o dia 1º de março. Elaine Cristina Vieira Ferraz é a nova coordenadora do colegiado que engloba 12 municípios, e José Flávio Von Zuben Filho é o novo coordenador adjunto. Ambos são de Vinhedo, que passa a ser a nova sede do órgão.
Eleitos por unanimidade para o mandato 2016-2019, durante a reunião do Comitê ocorrida na terça-feira, dia 1º de março, Elaine Ferraz é coordenadora do programa Mais Educação e gerente do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo e José Flávio é coordenador orientador da mesma pasta.
“Sobretudo, vamos dar continuidade ao trabalho de excelência que vinha sendo feito até então no Comitê, com o apoio, orientação e compartilhamento – entre os municípios participantes do colegiado – das orientações vindas do governo federal”, afirmou Elaine Ferraz.
Durante a reunião em que os novos coordenadores foram eleitos, Luiz Carlos Cappellano, que foi coordenador do Comitê durante dois mandatos (2010 até 2016), agradeceu a presença de Anderson George Assis, presidente do Comitê Territorial do Estado de São Paulo e ressaltou a parceria entre os órgãos.
“Sempre pretendemos implementar a gestão colegiada em rede e fortalecer o grupo em relação aos demais Comitês atuantes no estado de São Paulo. Além disso, a vinda do professor Anderson, da cidade de Ribeirão Preto/SP, especialmente para nos auxiliar no processo de eleição da nova coordenação e município sede do Comitê, consolida nossos vínculos e redimensiona a ação conjunta”, afirmou.
À frente do Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC desde sua criação há seis anos, Luiz Cappellano fez uma breve avaliação do trabalho frente ao colegiado. “Acreditamos nos valores republicanos, sendo que o principal fundamento dos mesmos é o princípio de alternância democrática e, neste sentido, concluímos um ciclo virtuoso na gestão deste colegiado. A professora Elaine e o município de Vinhedo têm todas as condições de continuar implementando ações exitosas, em nome dos 12 municípios que se encontram aqui representados”, analisou.
Próximos passos
Os novos coordenadores têm pela frente o trabalho de discutir a implementação das escolas de educação integral nos municípios que fazem parte do Comitê, que é assunto da meta seis do Plano Nacional da Educação (PNE), além da realização do 1º Seminário de Educação Integral do Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC, que acontece juntamente com o 6º Seminário de Educação Integral do Estado de São Paulo, nos dias 13 e 14 de abril em Vinhedo.
O evento, que deve contar com participantes de vários municípios de São Paulo e representantes de outros estados brasileiros, tem o patrocínio da FEAC, por meio do Compromisso Campinas pela Educação (CCE). As inscrições para o Seminário são gratuitas e devem ser feitas pelo site: http://2016sei.wix.com/2016sei
“Pretendemos fazer um evento muito organizado e vamos trazer pessoas de renome e que são experts no tema educação integral. Tenho certeza que será muito esclarecedor para os participantes”, disse Elaine Ferraz.
Comitê
De caráter consultivo, fiscalizador e mobilizador, o Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC agrega hoje 12 municípios: Campinas, Capivari, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Valinhos, Vinhedo, Sumaré e Campo Limpo Paulista (este último é membro como convidado especial, pelo fato de não fazer parte da RMC e nem da região administrativa de Campinas).
O objetivo principal do Comitê é a implementação da gestão colegiada em rede. Ao Comitê compete identificar e analisar as questões envolvendo operacionalização da Educação Integral e/ou do Programa Mais Educação nas Unidades Educacionais do Sistema Municipal de Educação de Campinas/SP e demais cidades da RMC participantes, assessorando a Coordenação Central do Programa e sendo um agente facilitador da interface entre o MEC/SECAD, a SME/Coordenação do Programa, as gestões educacionais e Conselhos de Escola, Entidades, OGs e ONGs parceiras e as comunidades. As reuniões do grupo são mensais, abertas aos cidadãos interessados no assunto e o mandato dos membros do Comitê é de três anos.
Mais informações: (19) 32591496/32591495 e na página do Comitê no Facebook

1 comentários:

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.