À Secretaria de Estado da
Educação de São Paulo
Às Secretarias Municipais
de Educação
Aos Departamentos
Municipais de Educação
Ao Comitê Metropolitano de
Educação Integral de Campinas
Ao Comitê Metropolitano de
Educação Integral da Baixada Santista
Ao Comitê Regional de
Educação Integral do Oeste paulista
Ao Comitê Regional de
Educação Integral de Limeira
Ao Comitê Regional de
Educação Integral de Ribeirão Preto
Ao Comitê Municipal de
Educação Integral de São Paulo
Aos Polos de Educação
Integral de: Fartura e Votuporanga
Ribeirão
Preto, 23 de maio de 2016.
Prezados,
Sabemos que os senhores defendem
o Programa Mais Educação e o tem como um sonho de alguém que acredita na Escola - Espaço Público e Democrático -
é um lugar de integração entre Família/Escola/Sociedade,
um caminho para tentar o ideal de uma educação de qualidade para todos. Por
esse motivo, o Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
acredita e luta muito ao seu lado para tornar este programa em uma Política
Pública de Educação Integral.
O Governo Federal publicou a PORTARIA
Nº 12, DE 11 DE MAIO DE 2016 que reconhece os Comitês territoriais e dá outras providências
como:
Art. 1º Os
Comitês Territoriais de Educação Integral têm caráter consultivo e propositivo
e a finalidade de fomentar, articular e integrar as ações
intersetoriais envolvidas com a construção da política pública de educação
integral nos territórios.
§2º Os
Comitês Territoriais de Educação Integral serão instituídos a partir de ato das
secretarias de educação estaduais, do distrito federal ou dos municípios, de
acordo com o arranjo territorial estabelecido em cada localidade, e
constituem polo de mobilização e apoio ao Programa de Educação Integral nos
territórios, de modo a assegurar a representatividade e o diálogo na sua
implementação.
Art. 2º A
Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação, reconhecerá, em cada
Estado, os comitês territoriais de educação integral.
Senhores Gestores, a sua
capacidade de trabalho, liderança e comprometimento são exemplos para todos e isso
serve como estimulo para trilhamos esse caminho, juntos, com respeito às
individualidades, às diferenças de ideias e ao pensamento livre e independente.
Orgulha-nos muito ver a
sua atuação junto ao Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São
Paulo, que agradece o apoio de todos os Secretários e Dirigentes das
Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Coordenadores de Comitê,
Supervisores de Ensino, Diretores de Escola, Técnicos do Departamento
Administrativo e a toda equipe, que são a verdadeira alma desse comitê. A vocês,
cabem o nosso respeito e nossa reverência e é um prazer vê-los engajados e tão
ativos nessa luta por uma escola pública, democrática e de qualidade hoje, imprescindíveis.
Realmente, ainda há muito
por fazer, porém, com muito sucesso, muita vontade e muito trabalho certamente
farão com que as realizações sejam cada vez maiores e, assim, os alunos poderão
conviver, no futuro com uma Escola Pública maior, mais organizada e
principalmente mais justa.
Nesse momento, o Programa
Mais Educação e ações vinculadas, estão suspensas até a nova gestão assumir as
secretarias no Ministério da Educação, ou seja, as escolas não conseguiram
visualizar a aba Mais Educação na plataforma do PDDE Interativo e não haverá
publicação do Manual Operacional de Educação Integral 2016. Diante disso,
solicitamos que aguardem um posicionamento oficial do Ministério da Educação. A
UNDIME – SP está acompanhando essas novas mudanças e nos ajudará a divulgar as
novas orientações, assim que estiverem disponíveis.
O Comitê Territorial de
Educação Integral do Estado de São Paulo possui uma articulação entre 310
municípios. É formado pela parceria das Secretarias Estadual e Municipal de
Educação, Comitê Metropolitano de Educação Integral de Campinas – RMC, Comitê
Metropolitano de Educação Integral da Baixada Santista, Comitê Regional de
Educação Integral do Oeste Paulista sediado por Presidente Prudente, Comitê
Regional de Educação Integral de Limeira, Comitê Regional de Educação Integral
de Ribeirão Preto, Comitê Municipal de Educação Integral de São Paulo, Polo de
Educação Integral de Fartura, Polo de Educação Integral de Votuporanga e
Instituições Públicas das esferas Federal, Estadual e Municipal. Nossa
constituição é legítima e está destinada a propor, mobilizar, consultar,
assessorar e acompanhar as ações e questões inerentes à Educação Integral.
Essa é uma conquista de todos nós e demonstra a
importância da Educação Integral para o Estado de São Paulo, que a reconhece e
legitima.
Fonte: UNDIME/SP e DICEI/SEB/MEC
Fonte: UNDIME/SP e DICEI/SEB/MEC
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