O PDDE Interativo
Em 2014, o PDE Interativo passará a
se chamar PDDE Interativo. Essa mudança de nome é parte do esforço de
convergência de programas que trabalham sob a égide do Programa Dinheiro
Direto na Escola (PDDE) para uma plataforma única: o PDDE Interativo.
Este ano, farão parte do sistema os seguintes programas do MEC: PDE
Escola, Atleta na Escola, Ensino Médio Inovador (PROEMI), Mais Educação,
Escolas do Campo, Escolas Sustentáveis e Água na Escola.
Os principais objetivos dessa
convergência são: (i) facilitar a adesão de diretores escolares aos
programas do MEC, centralizando informações relativas às diferentes
ações (como prazos, listas de escolas priorizadas e informações de
login); e (ii) fomentar a participação da comunidade escolar nas
decisões sobre a destinação dos recursos PDDE, condicionando o
recebimento desses recursos à elaboração da metodologia de planejamento
participativo do PDDE Interativo. Além disso, busca-se articular as
equipes desses programas nas esferas federal, estadual e municipal, a
fim de otimizar a prestação de assistência técnica às escolas, bem como
possibilitar a troca de experiências e a integração entre esses
programas.
Quanto à parte operacional do
sistema, não haverá nenhuma mudança estrutural no PDDE Interativo 2014
em relação ao PDE Interativo 2013, apenas pequenos ajustes para
facilitar a navegabilidade. O principal é a possibilidade de as escolas
que já preencheram o diagnóstico do PDE Interativo 2013 importarem os
dados das telas que não sofrerem modificação para o PDDE Interativo
2014. Salientamos que as escolas farão um diagnóstico único e em seguida
poderão desenvolver, na aba ?Plano Geral?, os planos de ação dos
programas que as priorizaram. Note-se que a priorização das escolas é
anterior ao preenchimento do sistema, ou seja: a escola só visualizará
as abas dos programas que a priorizaram.
O Comitê Gestor do PDDE Interativo e a configuração das equipes locais
Para operacionalizar a entrada
desses programas e a interlocução entre as respectivas equipes na esfera
federal, foi instituído o Comitê Gestor do PDDE Interativo, pela
portaria conjunta SEB/SECADI nº 71 de 29 de novembro de 2013. Esse
comitê é composto por um representante de cada programa que integra o
PDDE Interativo e tem, entre outras atribuições: coordenar a inclusão de
programas no sistema PDDE Interativo, de modo a assegurar a integração
das ações e a usabilidade do sistema; e definir as funcionalidades e
aplicações do PDDE Interativo comuns aos diversos programas.
Espera-se que essa portaria possa
servir de modelo para a reconfiguração dos Comitês dos diversos
programas, incluindo o Comitê de Análise e Aprovação do PDE Escola. A
orientação é que cada estado e cada município constituam um comitê
único, contando pelo menos com 1 (um) representante de cada programa
integrante do PDDE Interativo. No entanto, as atribuições dos comitês
locais serão distintas das do comitê federal e estão relacionadas à
prestação de assistência técnica direta às escolas, ao passo que as
atribuições do comitê federal estão relacionadas à gestão do sistema. As
responsabilidades especificadas no manual do PDE Interativo 2013 trazem
uma lista de atribuições dos comitês locais, que poderão e deverão ser
adaptadas em função da realidade local. Para acessar a Portaria Conjunta
nº 71, clique aqui. Para acessar o Manual do PDE Interativo 2013, clique aqui.
Fonte: http://pdeinterativo.mec.gov.br/
A escola em que trabalho recebe verba para o Ensino Médio Inovador. Programamos itens para serem adquiridos em 2014 e 2015, porém recebemos a metade da verba em 2014 (20.000,00), analisamos as prioridades, adquirimos os itens, prestamos contas e tudo certo. Em 2015 recebemos outra parcela de 20.000,00, eu, acreditando se tratar da parcela 2, adquiri itens programados para 2015, parcela 2. O NRE me disse que eu deveria ter comprado os itens da parcela 1 que faltou comprar ano passado com a primeira parcela.
ResponderExcluirO que faço agora?
Estou aflita, tem um telefone que eu possa entrar em contato?