Nos dias 26 e 27 de maio, a Fundação Joaquim
Nabuco (Fundaj) promoveu a II Escola de Comitês Territoriais em Recife (PE)
para promover a adesão ao Programa Mais Educação – 2014 através da Plataforma
PDDE Interativo, além de contribuir para a construção de uma Política Pública
de Educação Integral.
Participaram, Coordenadores (as) Estadual e Municipal do Programa Mais Educação de todos os Estados Brasileiros, representantes dos Comitês Territoriais/Metropolitanos de Educação Integral, representantes das universidades e atores sociais e institucionais que colaboram para a realização das ações.
Da esquerda para direita: Cibele Rodrigues - FUNDAJ, Gesuina Leclerc - MEC, Nazineide Brito - Comitê Rio Grande do Norte, Marinês - Comitê Rio Grande do Sul, Anderson George de Assis - Comitê São Paulo, Glauce Gouveia - Comitê Pernambuco, Christiane de Moraes Rosa - Comitê do Rio de Janeiro, Luciana Brito - Comitê de Pernambuco, Luzia Abich - Comitê do Mato Grosso e (em pé) Aurélia Lopes Gomes - UFFS - Chapecó/SC
O Estado de São Paulo estava representado pelo
Professor Anderson George de Assis, Comitê Territorial de Educação Integral/SP,
Professora Katia Cristina Deps Miguel, Secretaria Estadual de Educação e
Professora Sandrine Cristina Ibañes Rossini, Secretaria Município de Limeira.
Da esquerda para direita: Profª Sandrine Rossini, Prof. Anderson George e Profª. Katia Miguel.
Desafio:
- Constituir Comitês Territoriais e/ou Metropolitanos em todos os Estados Brasileiros e uni-los em um comitê nacional.
Tendo em conta a importância de que se reveste o Programa
Mais Educação como política indutora de Educação Integral para a melhoria da
qualidade do ensino e para a democratização das oportunidades de acesso à
escola, constituir um Comitê Nacional de Educação Integral é imprescindível para
manter o diálogo profícuo com as principais instituições representativas da
educação no País, visando ao seu aperfeiçoamento constante.
I - Ministério da Educação – MEC;
O Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
O Comitê Territorial de Educação
Integral é um órgão de natureza técnica, propositiva, mobilizadora, de
assessoramento e acompanhamento de ações e questões inerentes à Educação
Integral, ele existe desde 2009, mas foi
em reunião ordinária no dia 26 de agosto de 2013 no município de Assis, que
elegemos uma coordenação com a seguinte composição:
Coordenador: Professor Anderson George de Assis -
Município de Ribeirão Preto – Macrorregião de Ribeirão Preto
Vice-coordenador: Professora Loilda de Almeida -
Município de Assis – Macrorregião de Marília
1º Secretário: Professora Isabel Cristina Arcanjo
Riqueti - Município de Presidente Prudente – Macrorregião de Presidente
Prudente
2º secretário: Professora Andrea Rodrigues Candeia -
Município de Santos – Macrorregião da Baixada Santista
Conselheiro Técnico Pedagógico: Professor Carlos
Danilo Barbosa - Município de Tremembé – Macrorregião do Vale do Paraíba
e Litoral Norte
Conselheiro Técnico Pedagógico: Professor Almir
Santos Gonçalves - Município de Jacareí - Macrorregião do Vale do
Paraíba e Litoral Norte
Articulação Estadual e Federal
Este Comitê é uma articulação estadual das equipes das
Secretarias Municipal e Estadual de Educação, em parceria com instituições
públicas das esferas federal, estadual e municipal que concorrem para a
promoção e consolidação da Educação Integral no âmbito do Território. Serão
elas:
I - Ministério da Educação – MEC;
II - Ministério do Esporte -ME
III - Ministério do Desenvolvimento Social - MDS
IV - Ministério da Cultura - MinC
V - Ministério da Saúde - MS
VI – Secretaria Estadual de Educação;
VII – Secretarias Municipais de Educação
VII – Secretarias Municipais de Educação
VIII – Unesp- Rio Claro/SP;
Definida em 03 etapas:
• Comunicação
Contínua e constante;
• Informação
Manter informações sobre o Programa Mais Educação em toda a
sua diversidade, atualizada junto ao Colegiado através do MEC e Autarquias,
Minc e ME e compartilhada via reunião ordinária, e-mail, blog e Facebook.
• Formação
Promover a discussão, o debate e o aprofundamento das
questões relacionadas à Educação Integral abordando dois temas: Educação
Integral e Gestão de Verbas Públicas.
Das reuniões
As reuniões do Comitê Territorial de Educação Integral do
Estado de São Paulo são realizadas com locais, datas e pautas pré-definidas e
acontecem nas macrorregiões do Estado em forma de rodízio.
Estas são organizadas em parceria com o município sede que
disponibiliza espaço físico (de 200 a 400 pessoas), coffee-break e material
multimídia.
A pauta também é definida em parceria com o município, e
trata de dois temas: Educação Integral e Gestão de Verbas Públicas.
Participam:
Secretários de Educação;
Coordenador Municipal do PME
Diretor de Escola;
Coordenador Pedagógico;
Professor Comunitário;
Monitor;
Técnicos Administrativos;
Técnicos da Secretaria de Cultura;
Técnicos da Secretaria de Esportes;
Ações de 2013/2014
- Regimento Interno - Capítulo II, Art. 3º, Inciso VI: “Criar um site de hospedagem e domínio gratuito para que o grupo possa registrar todas as reuniões, convites, ações e informações do Comitê, possibilitando assim, maior comunicação”. (já criados);
- Publicação de experiências exitosas; Os municípios poderão encaminhar apenas 01 (em processo de elaboração do layout;
- Promover um encontro dos municípios que possuem Programa Municipal de Educação Integral em Tempo Integral e como está a articulação com o PME. A ideia é compartilhar os mecanismos (legal e social) que estes encontraram para promover esta proposta, além de fortalece-las;
- VI Seminário Estadual de Educação Integral.
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