Ter entre 15 e
17 anos e estar fora da escola ou em defasagem idade/ano de escolaridade
é a situação de quase a metade da população de jovens brasileiros nessa
faixa etária.
Os desafios de
uma Política Nacional de Adequação Idade/Ano Escolar para Jovens de 15 a
17 Anos no Ensino Fundamental são identificar e organizar propostas
pedagógicas contemporâneas e adaptáveis às diferentes realidades das
escolas públicas localizadas nos mais variados contextos brasileiros, a
fim de superar os entraves que impedem a regularização do fluxo escolar
deste universo de adolescentes e jovens.
Nessa
perspectiva, a ação Mais Educação para Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino
Fundamental visa oferecer a esses jovens atividades diferenciadas e
específicas, por meio da construção de Projetos de Vida.
Projetos de Vida
O objetivo da
ação Mais Educação para Jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental é
de oferecer aos jovens dessa idade, e que se encontram na situação de
defasagem idade/ano de escolaridade, atividades diferenciadas e
específicas, tendo em vista a regularização do seu fluxo escolar.
Estruturada por
meio da construção de Projetos de Vida, que consistem em trabalhos
integrados entre as diferentes áreas de conhecimento. Os Projetos de
vida têm como meta principal a criação de espaços para: AUTORIA,
AUTONOMIA, CRIAÇÃO e PROTAGONISMO dos estudantes.
Espera-se que
tais atividades permitam aos jovens nessa faixa etária lançar um olhar
sobre suas trajetórias escolares, planejando e executando propostas de
caráter investigativo e de organização de ações que lhes assegurem o
prosseguimento de seus estudos e a realização de aproximações com o
mundo do trabalho.
Como a ação é
estruturada como parte integrante do Programa Mais Educação, as escolas
que aderirem à ação devem garantir a inclusão jovens estudantes em todas
as outras atividades constantes dos Macrocampos escolhidos no momento
de adesão. Desse modo, os jovens de 15 a 17 devem participar de todas as
atividades oferecidas pela escola no âmbito do programa e
suplementarmente aos Projetos de Vida.
Formação de Turmas
A forma de
organização das turmas para a realização da atividade proposta (Projeto
de Vida) é semelhante à de outras atividades do Programa Mais Educação.
Cada turma deve ser formada por 15 estudantes da faixa etária de 15 a 17
anos e, de acordo com esse número, será calculado o valor de
ressarcimento para o monitor tutor, por turma. As turmas poderão ser de
idades e séries variadas, conforme critérios a serem estabelecidos pelo
monitor tutor, em parceria com o professor comunitário da escola.
Monitor Tutor
Recomenda-se,
dada a especificidade da ação, que o Monitor dessa atividade seja um
professor aposentado ou um estudante de licenciatura, preferencialmente
envolvido no programa PIBID.
Sugere–se para
as escolas nas quais o número de estudantes de 15 a 17 anos seja pequeno
(no máximo 30), que o monitor da atividade Projetos de Vida seja o
mesmo que realiza a atividade de Acompanhamento Pedagógico. Sendo assim,
o monitor acumularia as duas funções, em horários diferentes.
Materiais de apoio para a realização da atividade
Para a escola
que aderir a ação Mais Educação para Jovens de 15 a 17 anos no Ensino
Fundamental, é destinado recursos para custeio e capital. Sugere-se que
os recursos disponibilizados na categoria econômica de custeio sejam
utilizados para proporcionar aos estudantes a visita a espaços de
aprendizagem fora da escola (museus, cinema, feiras ou mercados
públicos, exposições, atividades culturais – música, artes visuais,
teatro e dança – entre outros). Já os recursos disponibilizados na forma
de capital poderão ser utilizados para a compra de equipamentos, tais
como: dois tablets ou um notebook para uso compartilhado e registro de
atividades; ou uma máquina fotográfica digital, dentre outros.
Foi elaborado
um material de orientação que servirá de apoio ao trabalho do monitor
tutor para a realização das atividades. Este material é composto de
sugestões de atividades integradas de várias áreas do conhecimento, bem
como orientações para o desenvolvimento de atividades de iniciação
científica, denominado Trajetórias Criativas.
Trajetórias Criativas
Fonte: educacaointegral.mec.gov.br
minha escola só recebeu a 2ª parcela de 2014 no dia 09 de outubro já posso comprar material para as ofcina este ano, porque comecei com os monitores no mes de outubro e estou precisando
ResponderExcluirBom dia Sebastião,
ResponderExcluirPode iniciar a compra de materiais, apenas lembre-se de ficar atento às categorias de custeio e capital.
Att,