quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PARTICIPAÇÃO DE SÃO PAULO NO III FÓRUM DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE PERNAMBUCO - 17 e 18/11/2015






Fonte: https://www.facebook.com/comitedeeducacaope


Em 17 de novembro estivemos conduzindo, DENTRE OUTROS, GT sobre os Comitês de Educação Integral onde foi explicado quais são os Comitês que existem no Estado de São Paulo e articulação entre eles, no sentido da gestão Colegiada em rede. Conforme nos foi solicitado, falamos do histórico e atuação do Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC. 

 Fonte: https://www.facebook.com/comitedeeducacaope


Neste dia houve a produção de dois documentos sendo um a sistematização do GT e outro um Manifesto (VIDE VÍDEO:
https://www.youtube.com/watch?v=UqPfap1aoTw). 



No dia 18, pela manhã, novamente falei em nome de 3 dos Comitês do Estado de São Paulo. No meu entender este programa foi criado por uma portaria interministerial e regulamentado por um decreto presidencial e, portanto, a nosssa conversa é com o Executivo e não com o Legislativo. Não acho que os Comitês devam ser tarefeiros do MEC (VIDE VÍDEO: 
https://www.youtube.com/watch?v=_GxZgQYkANM).



No período da tarde, para garantir a sobrevivência do Programa Mais Educação, os Comitês tentaram elaborar estratégias como a conversa com os parlamentares e Jaques Wagner, Ministro Chefe da Casa Civil. Será buscada ativamente mobilização nacional on-line, através até mesmo das redes sociais.

Fomos convidados a estar em Brasília dias 1, 2 e 3 de dezembro, com passagens e estadia custeadas integralmente pelo Minc para participar, com direito a fala, do Fórum Nacional de Cultura e o encontro dos representantes dos Comitês com Jacques Vagner. Após discussões foi decidido que quem deveria ir é a representante da Rede Estadual, Profª Inês, que coordena os programas Mais Educação e Mais Cultura para as escolas estaduais. Esta decisão deu-se no sentido político de buscar uma adesão e aderência cada vez maior da rede estadual de São Paulo aos princípios norteadores destes programss (para além do reforço de Português e Matemática) e também porque só poderia haver um representante de cada estado da Federação e, em assim sendo, a rede estadual (a qual está presente em todos os municípios do Estado de São Paulo) é muito mais representativa do que o nosso colegiado, o qual por definição representa apenas a RMC - Região Metropolitana de Campinas.

Complementando - Nossas falas foram ouvidas por representantes do MDS, Minc, ME, MS e Secretaria Geral da Presidência da República, além da DICEI/SEB/MEC, presentes ao evento. Convém ressaltar que a efusiva defesa dos princípios do Programa Mais Educação foi feita pelo Ministério do Esporte - ME, Ministério da Cultura - Minc e Ministério do Desenvolvimento Social - MDS e não pelo MEC, como era de se esperar que acontecesse.

Relatório: Professor Luiz Carlos Cappellano
Coordenador do Comitê Metropolitano de Educação Integral de Campinas

1 comentários:

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.