quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Alunos da rede municipal de Limeira realizam apresentações do projeto de Educação Integral







Com intuito de proporcionar mais visibilidade e reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante o ano pelas escolas de ensino fundamental que fazem parte dos programas Mais Educação e Dias Melhoras, da escola em Tempo Integral, a Secretaria de Educação de Limeira, realizou nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Teatro Nair Bello, a Mostra de “Educação Integral”. O evento foi aberto aos pais e comunidade escolar e contou com apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Cultura e Ceprosom. 

O público presente se emocionou com as apresentações que variaram entre os diferentes tipos de danças da cultura brasileira, além das peças teatrais que transmitiam a pureza e sensibilidade na encenação dos alunos. 

A coordenadora do programa, Sandrine Cristina Ibañes Rossini, disse que a ideia de realizar a mostra possibilitou que os pais conhecessem as atividades desenvolvidas pelos alunos no período oposto ao das aulas. 

A diretora Carla Kalid, da Emeief Professora Maria Madalena Vasconcellos da Silva, primeira escola a se apresentar na Mostra, falou sobre os benefícios do projeto pedagógico extracurricular: “o programa tem a finalidade de melhorar o ambiente escolar e oferecer atividades diversificadas.Trabalhamos com dança, horta educativa, clínica de basquete, capoeira, rádio escola, aulas de flauta e judô. Tudo isso tem melhorado a autoestima dos alunos, além do avanço na aprendizagem”, informou.  

Ainda no primeiro dia da Mostra, a Ceief Professor Arlindo de Salvo, que conta com 650 crianças atendidas, desde a educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, também agitou o público com apresentações de danças desenvolvidas e ensaiadas durante ano. “Nosso objetivo é desenvolver nos alunos o senso crítico de cidadãos participativos e atuantes na sociedade”, salientou a vice-diretora da escola Valéria Maria Pires da Silva.  
A terceira e última escola a se apresentar no primeiro dia da Mostra, a Emeief Padre Maurício Sebastião de Souza, encheu os olhos de quem prestigiou o evento com as danças e ritmos envolventes da cultura brasileira.  



As escolas pioneiras dos programas Mais Educação e Dias Melhores realizaram diversas apresentações de danças no segundo dia da Mostra. As Emeiefs Aracy Nogueira Guimarães e Professora Maria Aparecida de Luca Moore atendem crianças dos bairros Odécio Degan, Kühl e Amparo, e dessa forma, desenvolvem os trabalhos conjuntamente. “Esse trabalho é desenvolvido com muita união e conta com o apoio de várias secretarias para trabalhar o programa. Esse espaço de apresentação existe para os nossos alunos serem protagonistas. Nós acreditamos no desenvolvimento integral das crianças”, falou a agente de desenvolvimento educacional, Lúcia Helena Ribeiro Cardoso, que representou a secretária de educação Adriana Motta.  

Patrícia Aparecida do Nascimento, mãe da aluna Gabriela do Nascimento Almeida, de 9 anos, falou sobre a melhora significativa da filha. “Ela ficou com mais disposição na hora de ir para escola e também para brincar. Não fica mais em frente à televisão. As notas melhoraram muito depois que ela entrou para o programa. Agradeço muito a toda equipe da escola Luca Moore”, destacou.


No terceiro e último dia de apresentação, as escolas Professora Jamile Caram de Souza Dias, Maria Aparecida Machado Julianelli e Professora Marcia Aparecida Della Coletta Sillmann encerram o evento com apresentações de peças teatrais, danças e apresentação musical com flautas. As apresentações teatrais que marcaram o evento ficaram por conta da peça do Rei Leão e as histórias do Sítio do Picapau Amarelo. 
Érica de Oliveira Ricardo, mãe do aluno Éric Luis L. Ricardo, do 4º ano, falou que após ter entrado para o programa, o filho está mais alegre e despertou o interesse pela arte. “Ele chega em casa contando tudo que aprendeu. A melhora no desempenho escolar e no comportamento social tem sido muito importante”, declarou.  



Fico muito emocionada com o trabalho que nossa equipe desenvolve. O que se ensina para uma criança ficará para sempre na memória dela”, finalizou a diretora da escola Julianelli, Denize Ap. de Godoy Oliveira. 

Texto: Jornalista: Vanessa Ferreira 
Fotografias anexadas. Créditos: Adilson Silveira 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão ou dúvida.